novas fontes de energia
Formador: Filipa Gonçalves
Aluno: Neide Delgado
TCP 09
Mundo Actual
28/10/2013
IEFP – Amadora
Introdução
A medida que as sociedades humanas se desenvolvem, o consumo de energia aumenta, gastando rapidamente as várias fontes de energia como os combustíveis fosseis, ou seja, o carvão, petróleo, gás natural.
A exploração destes combustíveis como recurso energético tem trazido graves fenómenos como as chuvas acida, o aquecimento global e a degradação da camada de ozono.
O consumo destes combustíveis tem vindo a aumentar e não se prevê que diminuam tão cedo, pelo que a importância de os gerir de forma sustentada e a procura e utilização de novas fontes de energia não tem preço, e desta forma reduzir os malefícios ambientais que são causados pelo seu consumo.
A procura de novas fontes de energia intensifica-se cada vez mais, procurando fontes energéticas eficazes, renováveis, mais baratas, menos poluentes e menos perigosas, tanto para o Homem como para o ambiente.
Uma das soluções encontradas, embora que ainda não seja utilizada em grande escala, foi a exploração das energias hidroeléctrica, eólica, das mares, das ondas, da biomassa, do biogás e solar.
A energia geotérmica também pode ser utilizada como fonte de energia limpo, pois e pouco poluente e é um recurso renovável. O problema e esta é rentável apenas em locais onde o potencial geotérmico é elevado.
Energia Eólica
A energia eólica resulta da conversão da energia do vento em energia útil, tal como na utilização dos moinhos de vento para produzir energia mecânica ou das velas para impulsiona os veleiros.
A energia eólica é renovável, limpa e esta sempre disponível. Esta pode ser produzida em qualquer região. O impacto ambiental é menos problemático pois não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.
Nos parques eólicos existem conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede