Industrialização
De
Geografia
Aluno: Matheus Souza da Cunha.
Prof: Micheli.
Trabalho dependência
A evolução das fontes de energia no Brasil e no mundo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica dos recursos energéticos, a partir de obras que tratam o assunto. No decorrer de sua evolução o homem já teve momentos onde dispunha apenas de energia para apenas sua sobrevivência. Ate o momento em que o homem descobre o fogo e domestica animais, era apenas um coletor, vivia apenas por viver, a partir do desenvolvimento da agricultura primitiva o homem teve suas primeiras reservas de energias, foi partir então que pode desenvolver novas atividades. Neste momento ele conseguiu desenvolver inter-relações grupais, o comercio, comunicação, navegação e a ciência. Revolução a partir da maquina a vapor com passagem de um homem mais primitivo para homem urbano. Fazer uma abordagem das fontes mais utilizadas pelo homem, e de algumas que podem ser a sustentação do futuro após fim dos combustíveis fósseis.
Introdução
Ao longo dos séculos, o homem tem utilizado energia proveniente de muitas fontes. Começando com sua própria energia e a da luz solar, passou depois para as do combustível lenhoso, da tração animal, da força da água e do vento. Mais tarde desenvolveu-se a força das maquinas alimentada a lenha, carvão, petróleo e energia nuclear. Descobrir, controlar e utilizar a energia permitiu o homem avançar de uma vida primitiva para um estado estável civilizado. O homem é o único dos animais capaz de pensar criativamente e de utilizar a ciência e a tecnologia, colocando a seu serviço a energia e outros recursos ambientais.
A energia e também utilizada para controlar doenças dos organismos; para obter, purificar e armazenar água; para produzir antibióticos e outras drogas químicas; e para aplicar medidas diversas de saúde publica. Energia e utilizado por outros segmentos sociais, por exemplo, nas sociedades civilizadas das nações mais