Nova ortografia
1ª SÉRIE “A” – ENSINO MÉDIO
TAYNARA ERCEGO
FORDISMO E TAYLORISMO
SULINA
2012
Taylorismo Com a industrialização em pleno vapor, outras melhorias começaram a surgir referente a máquinas,porém, as modificações começaram a ocorrer não apenas da tecnologia das máquinas,mais no sistema fabril. Sobre Taylor : nasceu em Filadélfia em família de classe média,pretendia estudar direito,mas problemas de visão o impediram,começou a trabalhar como aprendiz,numa empresa de bombas a vapor.Aos 22 anos foi contratado pela metalúrgica Midvale Steel company.Começou na linha de produção e dois anos depois, tornou-se gerente.Em 1881, ele realizou seu primeiro estudo sobre o tempo. Em 1884, um ano depois de se formar em engenharia, foi promovido a chefia,Taylor pediu demissão, e em, 1890 virou o diretor da manufcturing investment company. Principais contribuições: • Aço rápido • Estudo de usinagem de metais • Estudo de tempos. • Utilização do método cientifico. Princípios da administração cientifica: Planejamento,Treinamento,Controle,Execução.
Planejamento: Consiste em substituir o critério individual do operário. No lugar da improvisação e do impirismo,métodos de planejamentos testados.
Treinamento:Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com a optidões.Ainda prepara-los e treina-los para produzir mais e melhor.Em tudo isso o método de planejamento é o alvo.
Controle: Consiste em controlar o trabalho,cientificar se está sendo executado de no método e plano de produção.Tal controle era relativo ao tempo,e consequentemente ao volume.
Execução: Consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades. Assim espera-se que a execução do trabalho seja mais disciplinada possível. Taylor deu ênfase ao estudo de tempos,segundo qual para ele o método seria conseqüência.
Taylor