Nova economia de serviços
AULA
A nova economia de serviços: características, tendências e perspectivas
1
Meta da aula
Apresentar as causas do crescimento do setor de serviços na sociedade contemporânea.
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1
identificar o foco principal das estratégias das empresas prestadoras de serviços, se produto, se serviço ou se ambos;
2
avaliar os atrativos do setor de serviços;
3
identificar os segmentos de mercado e os indicadores de desempenho de um setor de serviço;
4
analisar as estratégias de diferenciação, customização e personalização utilizadas pelas empresas prestadoras de serviços.
Gestão de Operações de Serviço | A nova economia de serviços: características, tendências e perspectivas INTRODUÇÃO
Se a indústria teve o seu auge no século XX, hoje vamos presenciar o crescimento do setor de serviços, um setor que atualmente contribui com 70% de toda a riqueza mundial. No Brasil, o setor de serviços é responsável por 58% do PIB nacional. Mas por que o setor de serviços está crescendo?
As razões são diversas: o advento da era da internet e da tecnologia da informação multiplicou os serviços; a prestação de serviços é algo que desenvolve as capacidades e habilidades humanas e promove uma experiência mais gratificante por meio de mais contato com o cliente; é um setor empregador de mão-de-obra intensiva; é um setor diversificado que gera trabalho para todas as faixas de escolaridade e renda; os custos de criação de postos de serviço são bem menores do que a criação de postos de emprego na indústria; é um setor com menor índice de automatização e, conseqüentemente, não gera desemprego em massa.
Além disso, para as empresas prestadoras de serviço, o seu principal ativo são os seus empregados – os verdadeiros prestadores de serviço –, e a qualidade do serviço prestado depende de suas habilidades, conhecimentos e inteligência.
Como prestador de serviço, o profissional é a