Estruturas de mercado e a economia digital
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Estruturas de Mercado e a
Economia Digital
Fortaleza, 2013
INTRODUÇÃO
Entende-se por mercado como a relação entre a oferta e demanda de um bem ou serviço a um dado preço. Existem modelos ou estruturas que caracterizam tais mercados, levando em consideração três fatores: o número de empresas que compõem este mercado, o tipo do produto, se idênticos ou diferenciados, e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
A tecnologia de informação e comunicação era apenas um instrumento tecnológico, porém estamos observando uma grande mudança no mercado, esta impulsionada pelo uso da internet, fazendo surgir a economia digital.
Este trabalho tem como objetivo expor o que são esses modelos ou estruturas de mercado, conceituar e exemplificar a economia digital ou ,como alguns autores se referem, a nova economia.
ESTRUTURAS DE MERCADO
As estruturas de mercado classificam e agrupam organizações, baseando-se na interação entre oferta e demanda de bens e serviços, de acordo com aspectos inerentes às organizações, seus componentes e comportamentos diante do mercado, tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas.
Existem três fatores, de extrema importância, que auxiliam na caracterização das estruturas de mercado. Tais fatores são:
• O número de empresas que compõem esse mercado.
• O tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados).
• Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Mercado de Concorrência Perfeita
Neste mercado existem várias empresas produtoras ou fornecedoras de um bem ou serviço atuando no mercado, onde uma empresa é considerada um fator mínimo para interferir nas decisões das outras empresas ou pressionar uma modificação no preço, onde o mesmo é ditado pelo mercado. Este é um mercado atomizado.