Nouvelle Vague
Nouvelle Vague
Colégio Estadual José Leite Lopes - Núcleo Avançado em Educação
Rio de Janeiro - 2015
SUMÁRIO INTRODUÇÃO………………………………………………………
3
DESENVOLVIMENTO………………………………………….…..
3
1. CINEMA……………………………………………….…….
3
1.1 MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFICOS….……...
5
2. A NOVA ONDA……….……………………………….……
5
2.1 CARACTERÍSTICAS………………………….……
6
2.2 PRINCIPAIS NOMES E FILMES……………….…
8
2.3 O FIM DO MOVIMENTO………………………....
13
2.4 INFLUÊNCIAS AO REDOR DO MUNDO….…..
14
2.5 INFLUÊNCIAS NO BRASIL……….……………..
2
16 3. CONCLUSÃO……………………………………...……...
17
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………..…..
19
Introdução A Pesquisa
Esta pequisa, feita por alunos do Colégio Estadual José Leite Lopes NAVE, pretende aprofundarse no movimento artístico francês “Nouvelle Vague”.
Esperamos, através dela, além de conhecer mais do tema, aprender com os grandes nomes do cinema e enriquecer nossas noções de arte e cultura. A Nouvelle Vague tem, como principal característica, o rompimento com os paradigmas dos filmes ‘Hollywoodianos’. Tendo início entre 1958 e 1960, ela nasceu a partir críticos de cinema que resolveram ‘pegar suas câmeras’ e provar que ainda há muito a se inovar na sétima arte. Nós, do grupo, escolhemos esse movimento artístico porque o mesmo vai contra paradigmas que delimitam o cinema atual. É hora de colocar produções como os
3
famosos “blockbusters” de lado e ir mais fundo na história do cinema. A originalidade é uma das caracteristicas mais evidentes e que é muito valorizada pela equipe, que estuda roteiro para novas mídias.
Desenvolvimento
1.0 O Cinema
“A matéria é o conjunto das imagens em si, o universo do movimento em variação infinita sem centro de referência. O ser vivo é o centro de ancoragem do movimento, é o intervalo no fluxo do contínuo do movimento”.
BERGSON, Henri Ao longo do tempo, muitas