NOTIFICAÇAO
Novembro de 2004
A partir da leitura e da correção dos trabalhos que vêm sendo apresentados nesta disciplina, pudemos encontrar algumas regularidades que nos permitem fazer as seguintes considerações sobre escrita, organização e formatação dos textos.
É necessário usar os autores clássicos, os conhecidos, os recorrentes, porque eles definem os conceitos de forma mais simples e direta. Todavia, não se restrinjam a eles, mas a partir deles procure autores que ainda não conhecem. Isto torna o trabalho mais rico porque mostra ao leitor que fez – ou iniciou – uma pesquisa bibliográfica mais aprofundada.
Ao escrever a Introdução Teórica/ ou / Delimitação do Tema. Sempre inicie o seu texto com um parágrafo onde, de modo breve, você apresenta o conteúdo do trabalho como um todo, e o que o leitor vai encontrar pela frente. Escreva este parágrafo após ter terminado o trabalho. Leia o trabalho, analise o que escreveu e faça uma pequena síntese, uma apresentação geral, uma introdução da introdução do trabalho. Assim, desde o início, o leitor vai ter minimamente uma noção de começo, meio e fim do seu trabalho.
O título não faz parte do texto. Não use o título como se fizesse parte do texto e, desse modo, deixar de repetir no parágrafo subseqüente. Por exemplo: No título está escrito “Dano Moral”. E aí já começar a escrever: “Para discorrer sobre o tema mencionado...”. Não! Repita o seu tema no corpo do texto: “Para discorrer sobre Dano Moral...”.
Ao apresentar o seu tema, procure conceituá-lo no início. Depois esclareça, separando os diferentes temas que o compõe. Antes de escrever procure fazer um roteiro tópico dos pontos da sua narrativa. Assim, fica mais fácil não se perder ou ficar repetitivo. Quando estiver explicando – e por isto tem que separar as diferentes idéias – mostre ao leitor como os diferentes aspectos estão inter-relacionados. Alinhave o texto, faça as conexões entre os