Noticias carrefour
BNDES não apoiou tentativa de fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar, diz presidente
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou há pouco que o banco não apoiou a fusão dos supermercados Carrefour e Pão de Açúcar, que não avançou por conta de divergências entre os sócios do Pão de Açúcar. Segundo ele, o banco apenas “enquadrou” a operação, o que significa que ela poderia ser elegível, desde que respeitasse algumas premissas. Entre elas, a de que houvesse “harmônico entendimento” entre os sócios, o que não ocorreu.
Questionado por deputados que participam de audiência pública realizada neste momento pelas comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle, Coutinho disse, no entanto, que a fusão poderia trazer “grandes vantagens” à economia brasileira, porque “levaria um grupo brasileiro a ter uma posição de influência dominante na operação internacional do Carrefour”.
De acordo com Coutinho, eventuais concentrações de mercado poderiam ser solucionadas com a venda de unidades dos supermercados envolvidos na fusão. “Essa questão [concentração] é técnica e pode ser endereçada de forma muito precisa: quando há superposição de duas redes de varejo, é preciso olhar se há concentração no microespaço, onde o consumidor faz compra. Se isso houver, a prática internacional e a nossa prática têm sido de obrigar a venda das unidades nas áreas de superposição”, declarou.
-------------------------------------------------
A audiência com o presidente do BNDES prossegue no Plenário 4.
-------------------------------------------------
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ECONOMIA/204192-BNDES-NAO-APOIOU-TENTATIVA-DE-FUSAO-ENTRE-CARREFOUR-E-PAO-DE-ACUCAR,-DIZ-PRESIDENTE.html
13/10/2011 - 08:02
Negócios
Vendas do Carrefour só não caem graças a Brasil e China
Resultado no trimestre mostrou estabilidade (0,3%), apesar dos números ruins no continente europeu. Aumento das