Notas sobre os estrutural funcionalismo
Estrutural Funcionalismo Britânico: Malinowski e Radcliffe-Brown.
- Desinteresse pelas reconstruções históricas na antropologia, preocupação com o presente → trabalhos monográficos detalhados, principalmente África e Austrália.
- Passagem do ponto de vista psicológico para o sociológico na antropologia: Radcliffe-Brown introduz o pensamento durkheimeano na Inglaterra. Diferentemente de Malinowski que estudou casos mais particularista e detalhista, preocupado com o psiquismo das populações tradicionais.
Radcliffe-Brown (1881 – 1955):
- Busca perceber as instituições a partir de seu significado → imagem idealista. Papel da integração da sociedade, busca pela coesão social e conservação social.
- Sociedade como um organismo independente, pois não é possível compreender as partes, mas sim a organização como um todo (influência de Durkheim). Parte da sociedade para o indivíduo (diferente de Malinowski que parte do indivíduo para compreender a sociedade).
- Estrutura social → cada sociedade com sua própria estrutura: cientificismo analítico e empiria (relações sociais como uma estrutura).
- Antropologia como um ramo da sociologia comparativa.
Fases do estrutural funcionalismo britânico:
1ª: Até o final dos anos 30 → maior influência de Malinowski.
Principais trabalhos no período: Firfh, Richards e Schapera.
2ª: Anos 40 → maior influência de Radcliffe-Brown.
Principais trabalhos no período: Evans-Pritchard e Pritehaya.
Emergência de temas relacionados ao parentesco e ais sistema políticos africanos; desenvolvimento da “teoria da descendência”.
Estrutura e função na sociedade primitiva – Radcliffe-Brown
Introdução:
- Definições de conceitos para análise dos fenômenos sociais:
História e teoria:
- Estudo histórico das instituições e estudo teórico → história, ciência teoria.
- Pesquisa: idiográfica → proposições factuais x namotética → proposições gerais. Discussão entre a relação entre história e sociologia.
-