Notas De Aula Ci Ncia Da Decis O
26/01/2015
Aspectos Evolutivos no Processo Racional
Mudança Estrutural e Tecnológica
Novos conceitos e paradigmas
Visão Sistêmica
Decisão com base em informações e cenários
Com a evolução do processo tecnológico, cada vez mais os processos de tomada de decisão estão cada vez mais rápidos e amparados por novos paradigmas e com informações cada vez mais precisas sobre os processos.
Teste de Hipóteses
Usado para tomar decisões sobre o determinado parâmetro (ou característica da população).
Chamamos de hipóteses pois NÃO conhecemos o real valor da população e, portanto, não podemos efetuar uma afirmativa categórica sobre o parâmetro.
Pelos mesmos motivos expostos anteriormente (custos, tempo, etc), não temos os parâmetros da população.
Dessa forma, trabalhamos com um conjunto restrito de amostras, ou mesmo uma só amostra.
Com base neste número restrito de amostras é que queremos concluir sobre características de uma população, reconhecendo os RISCOS inerentes ao método utilizado.
Ao definirmos um teste de hipóteses, sempre nos deparamos com a seguinte situação: com base nas estatísticas de uma amostra aprovamos ou rejeitamos uma assunção sobre o parâmetro da população. Estatisticamente, denominamos uma das hipóteses como H0 (hipótese nula) e a outra, complementar à primeira, como H1 (hipótese alternativa).
Hipótese Nula (H0)
Analogia do Clayton:
Quando uma pessoa vai a julgamento, o réu é a princípio não culpado até que as provas apresentadas pela acusação provem o contrário.
O fato de não se obter o conjunto de provas necessárias à acusação do réu, não implica, necessariamente, que o réu seja inocente.
Estatisticamente, quer dizer que a hipótese H0 (hipótese nula) o réu é não culpado; e a hipótese H1 (hipótese alternativa) é a culpabilidade do réu.
P-value: retorna a probabilidade do número Z ou T encontrado para uma determinada amostra
Quando P-value>Alpha (margem de erro admitida): Aceita H0
Quando P-value<Alpha (margem