NOTA PRÉVIA DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE PEIXES PELO O MÉTODO DE ARRASTO NA ZONA DE ARREBENTAÇÃO DA PRAIA DO JAGUARIBE DO MUNICIPIO DE ITAMARACÁ-PE
1261 palavras
6 páginas
NOTA PRÉVIA DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DE PEIXES PELO O MÉTODO DE ARRASTO NA ZONA DE ARREBENTAÇÃO DA PRAIA DO JAGUARIBE DO MUNICIPIO DE ITAMARACÁ-PEEddie Welckson B. de Souza1,
Introdução
Os peixes são importantes componentes da fauna de praias arenosas e sua ecologia, abundância e distribuição têm sido estudadas em muitas partes do mundo [1,3,7,8,9,10,]. As zonas de arrebentação são áreas de estrema importância para o recrutamento de peixes, por serem áreas de alimentação e abrigo contra predadores [2,8,14]. No nordeste brasileiro são poucos os trabalhos sobre a ictiofauna, principalmente quando se fala em zonas de arrebentação, apesar de sua importância para o desenvolvimento de comunidades de peixes, ainda são escassos trabalhos sobre a sua ictiofauna em praias do nordeste brasileiro, podendo-se citar o de Santana e Severi (2009) sobre a estrutura da comunidade de peixes da praia de Jaguaribe, Itamaracá-PE. Esse trabalho tem como objetivo, realizar um inventário das principais espécies de peixes que ocorre na zona de arrebentação na praia de Jaguaribe no município de Itamaracá –PE.
Material e métodos
Área de Estudo
O estudo foi desenvolvido no município de Itamaracá (“07º 43’ 08” e 07º45’ 32"S; 034º 50’ 14" e 034º 51’ 05"W), se localiza no litoral norte do estado de Pernambuco, a uma distância de 50 km da capital Recife. A região litoral, que inclui a praia de Jaguaribe na porção norte da ilha, se constitui numa zona plana de baixa altitude (30 a 60m), com queda abrupta perto do litoral.
Procedimentos em Campo e Laboratório A coleta de nécton foi realizada pelo método de arrasto na zona de arrebentação da praia do Jaguaribe, durante o dia 2 junho de 2010 a partir das 13h, durante um período de 30 minutos em cada dia. Para isso, foi utilizada uma rede com abertura de malha de 3 cm (30 x 1,85 m) . Foram realizados dois arrastos, onde se capturou várias espécies de peixes.
Essas foram colocadas em baldes plásticos e fixadas