NOTA DE AULA AMBIENTAL
Universidade de Fortaleza
Curso: Direito
Disciplina: Direito Ambiental
Professora: Mary Andrade
Nota de Aula Nº. 01
Unidade I – A Proteção Constitucional ao Meio Ambiente
1. Aspectos Históricos das Questões Ambientais
Neste item faremos introdução aos principais acontecimentos mundiais vinculados às questões socioambientais dentro de uma perspectiva histórica, reavendo assim o histórico das bombas atômicas, do relatório “Primavera Silenciosa”, das ONG´s, da Conferência de Estocolmo, ocorrida em 1972, do relatório Brundtland, da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, do Protocolo de Kyoto e a Conferência em Joanesburgo 2002 (Rio + 10), a seguir descritos.
As bombas atômicas
Conforme GRÜN (2001), as bombas atômicas lançadas sobre as populações de Hiroshima e Nagasaki, em 06 de agosto de 1945 e 09 de agosto de 1945, respectivamente, foram o marco definitivo de que o homem havia adquirido o poder de destruição total de si e de todas as demais espécies sobre a Terra. A partir daí, houve grande tomada de consciência da possibilidade de destruição completa do Mundo pelo homem. Por incrível que pareça, tal fato, apesar de trágico e aterrador, plantou as primeiras sementes do movimento ambientalista.
As bombas ocasionaram a morte de milhares de pessoas e devastaram as cidades. Devido aos efeitos nocivos das radiações, os habitantes de Hiroshima e Nagasaki foram vítimas de vários problemas de saúde, afetando também o meio ambiente.
Relatório “Primavera Silenciosa”
Após esse fato, registra-se em 1962, o Relatório “Primavera Silenciosa”, publicado por Rachel Carson, que, por intermédio desse documento, levou a público o problema dos pesticidas na agricultura e mostrou o desaparecimento de inúmeras espécies. Esse relatório foi publicado na forma de livro de bolso e atingiu um grande público, tornando-se um clássico do ambientalismo contemporâneo.
Organizações não governamentais – ONG’s
E a partir de