A022
V Congreso Ibero american o de Edu cació n en Ciên cias Experimen tale s
Implantação de um clube de ciências em uma escola estadual de J aboticabal, SP
Bruna Carolina Mouro
Natiane Bonani Lopes de Castro
Thaís Gimenez da Silva Augusto
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
UNESP campus de Jaboticabal thaisgime@fcav.unesp.br Apoio: Núcleo de Ensino
Pr óReitoria de Gr aduação
UNESP
FUNDUNESP
Resumo Descrevese e analisase a implantação de um clube de Ciências em uma escola estadual de Jaboticabal por licenciandas do curso de Ciências Biológicas sob supervisão de uma docente da Universidade. O projeto teve como objetivo possibilitar que os estudantes do ensino fundamental desenvolvessem competências e habilidades específicas através da realização de atividades práticas dentro do laboratório escolar, promovendo a formação tanto dos estudantes como das futuras docentes. As licenciandas puderam ter maior contato com a instituição escolar e experienciar a função docente em algumas das suas dimensões, como o planejamento e elaboração de estratégias de ensino inovadoras.
Introdução
A pouca eficácia do ensino tradicional nas escolas faz com que a formação das crianças e adolescentes seja fragmentada e limitada (BORGES, 2002).
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a escola e os professores devem promover em sala de aula o questionamento, o debate, a investigação, fazendo com que os alunos construam conhecimentos científicos a partir da visão histórica e cultural internalizando o saber prático e superando as insuficiências do ensino passivo, fundamentado na memorização e sem a criação de qualquer significado para o aluno.
Em pesquisa realizada sobre as estratégias de ensino utilizadas por professores de
Ciências e Biologia de JaboticabalSP, constatamos que predominam as