Not Rio Que Desde As Diretrizes Curriculares Da ABEPSS
Assim, a implantação das Diretrizes Curriculares construídas coletivamente nos espaços de discussão da categoria profissional, pela ABEPSS, mostra-se enquanto estratégia de resistência, de debate, diante do contexto atual, neoliberal, de mercantilização e precarização da educação superior.
Destaca-se que a Instituição campo de estágio seconfigura num espaço sócio-ocupacional designado para realização do estágio desde que conte em seu quadro de funcionários com o (a) profissional assistente social, que neste processo de formação será denominado Supervisor de Campo.
É inegável também que a discussão da legalidade e legitimidade do estágio está intrinsecamente relacionada às atuais condições do mercado de trabalho e ao contexto de precarização do ensino superior. Neste debate, tem-se como pressuposto a articulação entre formação e exercício profissional, sendo necessário que o projeto de formação seja um componente de materialização e enraizame nto do projeto ético-político profissional, comprometido com um projeto societário, que vise uma sociedade mais justa e emancipada.
Nesta lógica, faz-se necessária uma reflexão crítica sobre os novos desafios que se apresentam à profissão numa perspectiva ampla de atuação e enfrentamento das questões dificultadoras para uma prática consciente, ética e comprometida com a direção social da profissão, hoje