Normas
NORMAS DE SEGURANÇA PARA O LABORATÓRIO
INTRODUÇÃO
Laboratórios de química são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas.
Acidentes em laboratórios ocorrem freqüentemente em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados. Todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes ou pressa que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. Deve prestar atenção a sua volta e se prevenir contra perigos que possam surgir do trabalho de outros, assim como do seu próprio.
O químico no laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Deve, particularmente, concentrar-se no trabalho que faz e não permitir qualquer distração enquanto trabalha. Da mesma forma não deve distrair os demais enquanto desenvolvem trabalhos no laboratório.
INSTRUÇÕES GERAIS
1) Kit de Trabalho para o Laboratório
O aluno deve adquirir, para uso individual nas aulas práticas, os seguintes itens:
- um guarda-pó branco longo de mangas compridas (em algodão de preferência);
- um par de luvas (tipo lava-louça);
- uma pêra de borracha;
- um par de óculos do tipo panorâmico, mesmo para os alunos que já utilizam óculos;
- uma caneta para escrever em transparências (cor: preta, vermelha ou verde).
2) Técnicas de prevenção e primeiros socorros
O laboratório é um lugar de trabalho sério. Trabalhe com atenção, método e calma. Nunca faça brincadeiras, pois os resultados podem ser prejudiciais a você e aos seus colegas.
No laboratório devem-se usar roupas adequadas, isto é, calças compridas, sapatos fechados, guarda-pó de manga comprida.
As experiências devem ser estudadas antes de serem executadas e realizadas cuidadosamente, registrando-se em caderno apropriado todas as observações relevantes.
Deve-se trabalhar com as quantidades das substâncias indicadas no roteiro ou pelo professor, evitando-se o desperdício e diminuindo a