Normas
Projeto apresentado à disciplina de Organização dos Processos de Trabalho, para obtenção parcial de pontos.
Professor: Leonardo Meneguini
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
A indústria petroquímica é um dos setores industriais brasileiros mais importantes. Esse tipo de indústria se instalou no Brasil, por iniciativa do governo, empregando o modelo tripartite, formando assim as joint-ventures, consequentemente conseguindo fornecimento de tecnologia estrangeira.
Além do interesse na tecnologia, estava o desejo de implantação da indústria petroquímica em um país sem tradição no setor e o sócio estrangeiro se fazia necessário pois, além de ser detentor do conhecimento tecnológico, ele possuía conhecimentos de logística, de assistência técnica, entre outros, que auxiliaram o rápido desenvolvimento dessa indústria (Silva Filho, 2000).
JUSTIFICATIVA
Os altos custos usados na tecnologia petroquímica brasileira exigem um maior investimento na produção e assim, desfavorece o país na competição com o mercado externo. A abertura para investidores privados seria uma solução para melhorar a escala de produção através de estimulo à empresas de pequeno porte que proporcionariam custos fixos mais baixos. Essa busca pela independência financeira poderá qualificar o mercado petroquímico, eliminando limitações na infraestrutura, o que solucionará a dependência de tecnologia na cadeia produtiva (Cézar Faccioli, 2013).
O intuito do trabalho é agregar conhecimentos sobre a necessidade de maiores investimentos nessa área. Contribuindo assim para um maior desenvolvimento e independência da indústria, o que poderia favorecer a economia nacional.
Novos avanços atraem uma maior competitividade, com isso a expectativa é a pesquisa de novos meios de produção e organização para uma melhor estruturação dos processos tecnológicos.
OBJETIVOS
Objetivo Geral: