normas e resoluções de água de reuso
Marcos Antônio de Jesus
TEMA
Pratica 2 (Portarias e Resolução)
DISCIPLINA
Reuso
CURSO
Técnico em Meio Ambiente
(turma 8)
ORIENTADOR
Professor David
CAMPINAS
04/2012
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo conhecer as portarias, assim como, as resoluções, NBR e ABNT, que indiquem no aspecto jurídico relação com o reuso da agua.
Introdução
A competição entre usuários, cada vez mais drástica, requer a implantação de sistemas participativos de governo, com poder de decisão e capacidade de aplicação de normas de bem comum para gerir, de maneira integrada, os sistemas hídricos. É necessário, então, elaborar normas e promover práticas, processos e técnicas que tenham o propósito de estimular a participação de gestão de aproveitamento da água e de seu reuso.
História
A água é um recurso indispensável a todos os ecossistemas terrestres, e a substância mais reciclável que há na natureza, porém, o ciclo hidrológico – que inclui enchentes e secas, causadoras de drásticas consequências – está sofrendo grande interferência das mudanças climáticas ocorridas no mundo, decorrentes das ações desrespeitosas do homem. Isso tem interferido negativamente no seu ciclo, principalmente no que se refere à disponibilidade de água doce, cujo consumo diário vem aumentando a cada dia, especialmente nas grandes metrópoles, devido ao aumento populacional e ao uso irracional, dentre outros fatores. A ONU considerou que 20% da população mundial não têm acesso à água própria para consumo, e que atualmente muitos países já apresentam dificuldades de abastecimento. Tais problemas afetam diretamente a qualidade de vida do homem, considerando-se um caso de saúde pública, pois é fator causador de elevada mortalidade infantil, agravador do quadro de desnutrição infantil, disseminador de doenças como diarréia, cólera, esquistossomose, hepatite, e outras doenças diretamente ligadas às precárias condições sanitárias.
Países com graves problemas de