Normas Técnicas para Desenho Técnico
• NBR5984 – Norma geral do desenho técnico (Cancelada)
Data: Ano de 1976
Define os termos do desenho técnico. Define os diferentes aspectos como quanto tipo e aspecto geométrico (Desenho Projetivo e Não Projetivo), quanto ao grau de elaboração (Esboço, Desenho Preliminar e Definitivo), quanto ao grau de pormenorização (Desenho de Detalhes e Conjuntos), quanto à técnica de execução (A mão livre ou utilizando computador), quanto ao material empregado, quanto ao dobramento, etc.
• NBR10647 – Desenho Técnico
Data: Abril de 1989
Define os termos utilizados no desenho técnico. Quanto ao aspecto geométrico (Desenho projetivo, Fluxograma, Organograma e Gráfico), quanto ao grau de elaboração (Esboço, Desenho preliminar, Croqui e Desenho definitivo), quanto ao grau de pormenorização (Desenho de componente, Desenho de conjunto e Detalhe), quanto ao material empregado, quanto ao modo de obtenção (Original e reprodução).
• NBR10068 – Leiaute e dimensões
Data: Outubro de 1987
Padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos. Apresenta o sistema de leiaute com base em posição e dimensão da legenda; margem e quadro; marcas de centro; escala métrica de referência; sistema de referência por malhas; marcas de corte; A norma define o tamanho padrão da série “A” (A0, A1, A2, A3 e A4) e a posição da legenda no canto inferior direito, com o tamanho de 175mm no formato A0 e A1, 178mm nos demais formatos. A lei também define margens, marcas de centro e escala métrica, ao sistema de referência por malhas e as marcas de corte.
• NBR8196 – Emprego de escalas
Data: Dezembro de 1999
Determina as condições exigíveis para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos. A lei define que a palavra “ESCALA” pode ser abreviada na forma “ESC”; A escala 1:1 representa uma escala natural, X:1 uma escala de ampliação, 1:X uma escala de redução; A