Padronização do Desenho
CURSO:
TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS
Professora:
Sandra Monteiro
PADRONIZAÇÃO DO
DESENHO
Conteúdo:
Geometria Descritiva;
Normas Técnicas;
Tamanho do papel;
Dobramento do papel;
Linhas;
Caligrafia técnica.
GEOMETRIA DESCRITIVA
Geometria Descritiva
A geometria descritiva – base do desenho técnico (também chamada de geometria mongeana ou método de monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Esse método foi desenvolvido por Gaspard Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização.
NORMAS TÉCNICAS
Normas Técnicas
Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica.
Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitada internacionalmente.
As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada país elabora suas normas técnicas e eetas são acatadas em todo o seu território por todos os que estão ligados, diretas ou indiretamente, a este setor.
No Brasil as normas são aprovadas e editadas pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fundada em 1840.
Normas Técnicas
As normas técnicas que regulam o desenho técnico são normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras – NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela International Organization for
Standardization – ISSO.
A execução de desenhos técnicos é inteiramente normalizada pela
ABNT. Os procedimentos para execução de desenhos técnicos aparecem em normas gerais que abordam desde a denominação e classificação dos desenhos até as formas de representação gráfica, como é o caso das