sensor
Nome: Ana karol Florianópolis
2013
Resumo Este trabalho destina-se construir e pesquisar sobre sensores fotoelétricos e suas aplicações. Introdução
O sensor fotoelétrico destina-se a converter um sinal luminoso em um sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico.
Um sensor fotoelétrico pode ser tanto um transdutor quanto um sensor propriamente dito.
Ele é um transdutor quando converte energia luminosa em energia elétrica. É o caso das fotocélulas que convertem diretamente luz em energia elétrica.
Ele é sensor quando converte luz em uma variação de uma grandeza elétrica tais como corrente ou resistência. Esse é o caso dos LDR e dos fotodiodos.
Devido à baixa sensibilidade, as interferências e também á influência de luminosidade externa o sensor fotoelétrico é mais indicado para aplicação em áreas confinadas.
Desenvolvimento
Basicamente o efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons induzida pela ação da luz, mas para melhor entendimento disso temos que o efeito fotoelétrico é a captura de elétrons (chamados fotoelétrons) de um corpo, geralmente metálico, por efeito da incidência de radiação eletromagnética. O fenômeno uma observação que devemos ter é que todas as características do efeito fotoelétrico podem ser explicadas se a radiação eletromagnética for considerada como um conjunto de partículas (chamadas fótons). Um dos dispositivos utilizados para conversão de energias elétricas é o LDR, o ldr é um resistor especial que varia suas resistências elétricas de acordo a quantidade de luz que incide sobre suas superfícies.
Conclusões
Vimos que a aplicação desse efeito, ou seja, a emissão de elétrons ocorre por meio de células fotoelétricas, que são dispositivos com a capacidade de transmitir luminosidade em energia elétrica. Concluímos então, que com este projeto, podemos substituir o ser humano para o