Normas PMI
O PMI publica as normas relacionadas ao gerenciamento de projetos e é responsável pela certificação dos processos de gerenciamento de projetos. Seus principais objetivos são definir padrões de qualidade, gerar conhecimento através da pesquisa e promover o gerenciamento de projetos como profissão através de programas de certificação. Os profissionais do PMI vêm de praticamente todos os setores, inclusive aeroespacial, automotivo, administração de empresas, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, saúde, farmacêutico e telecomunicações.
As normas mundiais precisavam estabelecer medições confiáveis da competência e do progresso. Durante os seus quase 40 anos de história, o PMI criou normas e práticas que são internacionalmente reconhecidas e sempre em atualização, isso por conta da constante mudança e evolução dos mercados.
Inicialmente as normas fornecem uma base para o conhecimento de gerenciamento de projeto e representam as quatro áreas da profissão: projeto, programa, portfólio e a abordagem organizacional ao gerenciamento de projetos. Eles são o alicerce no qual os padrões de prática e extensões específicas são construídas.
O PMI é o responsável pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), que é o documento contendo as práticas testadas, recomendadas e incentivadas pela instituição. O GUIA PMBOK é o padrão global para gerenciamento de projetos. Representa reconhecidas boas práticas na profissão ao refletir continuamente a evolução dos conhecimentos do gerenciamento de projetos.
São muitos os padrões a