normas para tubulação
Este artigo foi escrito com o objetivo de fornecer as informações básicas que profissionais da área de hidráulica devem ter sobre tubos de aço com costura.
2. FABRICAÇÃO DE TUBOS
Os tubos que iremos comentar, são chamados de "com costura". Esta é uma denominação errônea para o material, porém o nome se consolidou tal como
"xerox". Esta denominação veio de muito tempo atrás, quando o processo utilizado era de baixa freqüência (50 ou 60 hz) o que dava ao material uma aparência de material "costurado".
Hoje o processo é realizado com solda longitudinal pelo processo E.R.W. (Solda por
Resistência Elétrica) com alta freqüência.
Este processo garante a homogeneidade da matéria-prima com a solda, o que confere excelentes características aos produtos.
Os processos de fabricação para obtenção do produto final variam de acordo com a norma em que o tubo vai ser fabricado.
Os tubos podem ser produzidos em uma variada gama de matérias-primas (tipo de aço utilizado), que são normalmente fornecidas segundo especificações ASTM (American
Society for Testing and Materials), DIN (Deustaches Institute for Normuns), API
(American Petroleum Institute), AISI (American Institute of Steel and Iron), SAE
(Society of Automotive Engineers), ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras. A matéria-prima utilizada é comprada em forma de bobinas, que são classificadas em dois grandes grupos:
BF - BOBINA LAMINADA A FRIO: possuem uma cor clara, sendo necessário alguns cuidados especiais aos tubos produzidos nesta matéria-prima , pois ela é altamente susceptível a oxidação ( corrosão, ferrugem).
Os tubos devem ser armazenados e transportados sempre evitando a umidade, senão tendem a amarelar, o que pode causar sérias conseqüências na utilização final sobre o produto. Estas bobinas são produzidas normalmente em espessuras abaixo de 2,00 mm e possuem melhor tolerância dimensional e acabamento. Devido seu processo de fabricação ser maior que as