Projetos de Tubulações Industriais
Trabalho de Usinagem
Projetos de Tubulações
Aluno: Armando Santos da Silva
A representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais por meio de desenhos geométricos sofreu mudança gradual através dos séculos. Os desenhistas aperfeiçoaram suas técnicas, desde as perspectivas imperfeitas do homem pré histórico, atravessando um período de desenhos altamente artísticos, até alcançarem os bem elaborados desenhos industriais. O desenho industrial moderno teve sua fundamentação teórica baseada na Geometria Descritiva, cujo alicerce foi o trabalho de Gaspard Monge que no século XVIII propôs o sistema de projeção ortogonal como solução de problemas geométricos.
Com a revolução da tecnologia gráfica, ferramentas mais eficientes para execução dos desenhos surgiram tal como o CADD (Computer Aided Draft and Design), além dos sistemas integrados à manufatura (CAM - Computer Aided Manufacturing) e à engenharia (CAE - Computer Aided Engineering). Devido à interdisciplinaridade dos projetos industriais, atualmente pode-se encontrar no mercado softwares comerciais de gerenciamento de projetos (Smart Plant, PDS - Plant Design System, PDMS – Plant Design Management System), que integram tubulações, equipamentos, estruturas civis e metálicas sob a forma de maquetes eletrônicas virtuais.
Maquete eletrônica de uma unidade de refino construída em PDMS.
Problemas correntes no cotidiano dos projetistas e construtores, tais como a presença de interferências entre linhas e demais estruturas, imprecisões na listagem de suprimentos para construção e montagem, entre outros, passaram a ser então previsíveis por intermédio desses recursos computacionais. Outros atributos tão importantes quanto à geometria passaram a integrar a especificação técnica dos equipamentos, tubulações e acessórios, tais como tipo de material e classe de pressão.
Desta forma, facilitou-se a identificação destes itens nas etapas de compra de