INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PREDIAL: TÉCNICAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTOS ESPECIAIS
ANDRÉ FAZIONI
DIEGO RAFAEL BIEGER
INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PREDIAL:
TÉCNICAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTOS ESPECIAIS
CASCAVEL
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho compõe o pré-requisito para o cumprimento da disciplina Hidráulica do 5º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz e tem como objetivo principal relatar sobre as técnicas de assentamento de tubos e revestimentos internos especiais. Sabe-se que a rugosidade dos tubos influencia diretamente a capacidade de escoamento de fluidos, como a água. Para tentar minimizar esses efeitos na tubulação é aconselhável seguir alguns padrões no que se refere a técnica de assentamento dos tubos e a existência de revestimentos internos especiais.
1 TÉCNICAS DE ASSENTAMENTO
As técnicas de assentamento consistem em alocar corretamente as tubulações que irão escoar algum tipo de fluido para que não ocorram problemas futuramente. Para isso é necessário seguir algumas normas e alguns critérios.
Para assentamento em solo deve-se observar a execução de vala conforme especificado em projeto tendo em vista a declividade da tubulação, a correta compactação do fundo da vala, execução de berço de areia, cuidado ao executar emendas ou juntas, cobrimento da tubulação com areia ou algum outro material que vise sinalizar a existência de tubulação, a perfeita regularização do local e limpeza final da obra. Para assentamento em parede é importante realizar os procedimentos tendo em vista sempre a qualidade e segurança no trabalho. Para isso é necessário fazer rasgo em alvenaria obedecendo as dimensões do projeto, também é preciso instalar a tubulação tomando cuidado ao fixa-la, pois é necessário saber qual revestimento essa parede receberá e sempre ao final dos serviços é fundamental deixar o ambiente conforme estava ou em melhores condições (ABNT-NBR 5626, 1998; ABNT-NBR 9822, 1987; ABNT-NBR ISO 9001,2000).
1.1