sintese proteica
INTRODUÇÃO 3
SÍNTESE PROTEICA 4
1 - Transcrição (Etapa DNA RNA) 5
2 – Ativação de aminoácidos 6
3 – Etapa de RNA -> Proteína (tradução) 7
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
As células são estruturas muitos importantes para o organismo uma vez que o seu bom funcionamento depende das células estarem em seu constante bom estado de funcionamento, uma das moléculas importantes para as células por sua vez é a proteína e tão grande sua importância que as células possuem a capacidade de sintetiza-las para que as células funcionem de maneira constante e estável, esse processo de sintetização possuem algumas etapas até a formação de uma proteína. O processo de síntese proteica é essencial para o entendimento de como ocorre a manutenção da funcionalidade das céulas.
SÍNTESE PROTEICA
Células são as principais estruturas funcionais do organismo, elas formam os tecidos e tem a capacidade de desenvolver moléculas sendo uma delas as proteínas que auxiliam em todo processo biológico, algumas das suas classes são: enzimas, proteínas estruturais, proteínas transportadoras, proteínas motrizes, proteínas de reserva, sinalizadores, receptores, proteínas regulatórias de genes, entre outras.
As proteínas são essenciais para o funcionamento celular, portanto fundamental para a manutenção da integridade do organismo. Sendo assim, é de suma importância que as células sejam capazes de sintetizar proteínas específicas para determinadas ações na qual elas estarão envolvidas.
Proteínas são moléculas orgânicas formadas devido à união de uma série determinada de aminoácidos que se unem entre si través de ligações peptídicas.
O processo de síntese de proteínas ocorre em todas as células do organismo (precisamente no ribossomo) que acontece de maneira rápida e pode ser dividida em três etapas:
1 - Transcrição (Etapa DNA RNA)
Neste processo o segmento do DNA responsável pelo código rompe as ligações de