Normas iso
Esta é a norma mais conhecida e na qual se baseia a atividade de certificação.
Serve, também, de base para a elaboração de diversas normas de requisitos para sectores específicos, como por exemplo, o sector automóvel, de telecomunicações e qualquer ramo industrial. O objetivo da ISO 9001 é o de fornecer um conjunto de requisitos que permitam a uma organização “demonstrar a sua aptidão para, de forma consistente, proporcionar produto que vá ao encontro dos requisitos do cliente e regulamentares aplicáveis”
A versão 2000 exige o envolvimento da direção da empresa, para fazer a intervenção da qualidade dentro da mesma, definindo desta forma um responsável pelas ações de qualidade. A principal mudança foi a introdução do foco do cliente. Antes o cliente era visto como externo a organização, agora o SGQ considera que o cliente dentro do sistema da organização. A qualidade é considerada como uma variável de múltiplas dimensões, e definida pelos clientes. Além disso, não são considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos os envolvidos na cadeia de produção.
A norma ISO 9001:2000 introduz algumas novas exigências e modifica algumas das antigas, como:
Comunicar com os clientes Identificar as necessidades dos clientes
Satisfazer as necessidades dos clientes
Conhecer os requisitos regulamentares
Conhecer os requisitos legais
Apoiar a comunicação interna
Fornecer qualidade infra-estrutura
Proporcionar uma qualidade ambiente de trabalho
Avaliar a eficácia da formação
Avaliar a adequação do sistema de gestão de qualidade
Avaliar a eficácia do sistema de gestão de qualidade
Identificar melhorias do sistema de gestão da qualidade
Melhorar a qualidade do sistema de gestão
SA 8000
A norma SA 8000 foi criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA) e é uma norma internacional certificada que tem em conta