Solução de casos
EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL
Hoje, a empresa conta com 110 empregados, destes 40 são mulheres e 70 são homens.
As empregadas (mulheres) da indústria de papeis que você administra não têm o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados, pois o setor de embalagem e pacote precisa contar com o toque feminino.
A sua intenção, como administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, objetivando reduzir os riscos a que estariam submetidas.
Em que pese tal fato, alguns problemas começaram a surgir.
Ao buscar a solução para o conflito, você (administrador) designa uma supervisora para realizar contínua revista nas empregadas. A supervisora, com o fim de revistar de forma detalhada as empregadas, solicita as mesmas que tirem a roupa (ficando apenas com as roupas íntimas).
Ana, uma das empregadas, não permite a revista e se nega a tirar a roupa. Em decorrência do ato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora dispensa Ana por justa causa.
PROPOSTA DO TRABALHO
Diante da situação, solucione as seguintes questões:
1) A atitude da supervisora foi correta? Justifique.
A atitude da supervisora não foi correta nas duas decisões por ela tomadas. Primeiro que, obrigar as pessoas tirarem as roupas para revistá-las é um ato que causa
Campos Dos Goytacazes
2011
constrangimento e um atentado a dignidade humana. Em segundo lugar, demitir a funcionária por não cumprir uma regra que lhe invade a intimidade é como nos remeter, novamente, ao período de escravidão, onde os “senhores” tinham todo o direito sobre os corpos de seus escravos.
2) A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema sumiço de mercadorias?
A atitude foi completamente inadequada. Uma revista em bolsas ou apalpando, mesmo que por cima da roupa, por