Normas gerais avançadas
A Universidade, na sociedade pós-moderna, é fundamentada no conhecimento, na atualização constante, com ênfase crescente na pesquisa – a mola propulsora do desenvolvimento. A pesquisa insere o homem nos meandros do conhecimento, através de aprendizado gradual, preparando-o para uma convivência harmônica com o processo produtivo globalizado e tornando-o apto a interagir com todas as mutações inerentes ao desenvolvimento.
Neste contexto, a Universidade, como ambiente gerador do conhecimento, utiliza as normas técnicas em seus diversos âmbitos, nas disciplinas curriculares, na pesquisa, nos laboratórios, aplicadas na padronização de toda uma gama de documentos tais como: monografias, teses, dissertações, artigos científicos, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, relatórios, projetos etc., permitindo, também, padronizar as peculiaridades das diferentes áreas do conhecimento.
A necessidade do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos faz com que os alunos e pesquisadores precisem gerar habilidades para a produção de textos, para processar informações e criar conhecimento. Esta questão é importante, tanto para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de cursos de graduação, como para pesquisadores divulgarem suas pesquisas e atenderem a questões relativas à demanda de produção científica que precisam alcançar.
Nas Instituições de Ensino Superior, a produção