Cont Introd
TEXTO PARA ESTUDO
6
2. Briefing sobre a Adequação das Normas Internacionais, Sumários
Normativos e Conceitos Básicos
3
2.1. Adequação das Normas Internacionais
3
2.2. Sumário das Normas Contábeis Brasileiras e Internacionais
4
2.3. Conceitos Básicos
5
3. Classificação dos Investimentos em Participações Societárias
7
3.1. Definições
7
3.2. Reconhecimento contábil
7
ii
Versão, ano, mês
3
1. BRIEFING SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS NORMAS
INTERNACIONAIS,
SUMÁRIOS
NORMATIVOS
E
CONCEITOS BÁSICOS
2.1. Adequação das Normas Internacionais
A adequação das normas contábeis brasileiras às normas internacionais também sinalizam para um novo estágio do nível de transparência e governança corporativa e as empresas nos últimos anos tiveram que adequar a sua gestão às estas novas regras. Com a globalização econômica surgem a cada dia mais negócios com empresas de diferentes países, isto representa uma oportunidade, sendo este como fornecedor para a redução de custos e melhoria da qualidade e como cliente para aumento da produção e do faturamento, podendo refletir diretamente no resultado da organização. Este processo também evidencia a figura dos investidores, pois, o empresário busca fontes alternativas de financiamento, em detrimento dos bancos.
Todavia para que isso seja possível à linguagem contábil, deve ser compreensível e confiável, por isso a busca pela harmonização das práticas contábeis se tornou indispensável às empresas no mundo todo.
O processo de convergência das normas brasileiras contábeis às normas internacionais emanadas pelo International Accunting Standad Board (“IASB”) foi um dos grandes desafios para a Ciência Contábil e para os estudiosos em contabilidade. Pode-se afirmar que este processo se iniciou em dezembro de 2007, quando foi aprovada a Lei 11638/07, que promoveu mudanças na elaboração e publicação das demonstrações financeiras, a fim de possibilitar a convergência e