Normalização
ENGENHARIA CIVIL
NORMALIZAÇÃO
(Materiais de construção civil I – Turma: 02)
BÁRBARA
CLARISSA ESTEVAM (1414091)
EMANUELE Almeida (1020051)
MÁRCIO JOSE LIMA (1323805)
PROFESSOR: TIAGO ALVES MORAIS
FORTALEZA – CE
AGOSTO/2014
Qual é a diferença entre normalização e normatização?
A normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em um dado contexto, tendo como objetivo proporcionar os meios necessários para a troca adequada de informações entre clientes e fornecedores.
A normalização ajuda a:
Organização do mercado;
Constituição de uma linguagem única entre produtor e consumidor;
Qualidade de produtos e serviços melhorar
A normatização é importante não somente para a melhoria da produtividade, mas também para a eliminação de barreiras técnicas e comerciais, contribuindo para a integração do Brasil ao cenário internacional. Observando as normas, os profissionais e empresas de pequeno, médio e grande porte diminuem a possibilidade de erros, reduzem o consumo de materiais e desperdícios, colaborando para o crescimento sustentável e responsável do país.
Qual as importância das normas técnicas?
As normas são leis utilizadas para padronizar, e indicam um padrão de qualidade. Seguir as normas de publicação da ABNT (AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas) é importante para não existirem conflitos e a padronização ajuda ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto.
O que consta em uma norma técnica?
Nas normas técnicas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de