Comex - análise de exportação de carne bovina
O Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde 2008 e as estatísticas mostradas pelos gráficos a seguir tem como objetivo detalhar um pouco mais a importância desse artigo para a economia brasileira, apontando curiosidades que podem ser notadas.
1. GRÁFICOS GERAIS:
1.1 – BALANÇA COMERCIAL
Através desse gráfico é possível notar um pequeno aumento na exportação até o ano de 2012. No entanto, a média que até 2012 permanecia bastante constante sofre um aumento bastante significativo no ano de 2013. Além disso os índices do ano de 2014 também apontam para a grande possibilidade de ainda mais auto desta exportação neste ano, já que somente com o primeiro semestre sendo considerados, 2014 já atinge a média de balança comercial dos anos anteriores a 2013.
A importação se mostra em ascensão, mas numa escala extremamente inferior a da exportação e mantém-se numa média constante. O saldo da balança segue a orientação da exportação, ou seja, sofre um pequeno crescimento até o ano de 2012, e em 2013 apresenta um pico no aumento que parece permanecer em 2014.
1.2 – EXPORTAÇÃO EM US$ FOB
É possível identificar através do gráfico que as exportações brasileiras de carnes bovinas passaram a ter um forte crescimento a partir do ano de 2009, mas é em 2013 que os valores em US$ FOB assumem a liderança.
1.3 – PREÇO MÉDIO
O mais diferente dos gráficos gerais mostra que, a partir do ano de 2010, o preço médio das carnes vendidas aumentou significantemente e se manteve quase que constante, apesar de pequenas reduções, durante os anos seguintes. Algo bastante interessante, já que o aumento significativo só é evidente nos demais gráficos a partir de 2013.
1.4 – PESO LÍQUIDO (KG)
Também bastante inusitado, este gráfico aponta para a inconstância do peso líquido (kg) nas exportações brasileiras de carne