Normalização de banco de dados
HTML, HyperText Markup Language, em português, Linguagem de Marcação Hipertexto.
É uma linguagem de marcação usada para produzir páginas da Web, sendo uma das linguagens mais usada na Web nos dias atuais, e de mais fácil entendimento também. Porém, é limitado no quesito aparência.
Essa tecnologia é fruto da junção dos padrões HyTime e SGML. A linguagem HTML utiliza marcações (tags), e estes informam ao browser como exibir o documento.
XML, ou ExtensibleMarkupLanguage (linguagem de marcação extensível). Foi criado em meados da década de 1990. A ideia do projeto era criar uma linguagem que pudesse ser lida por software, e se juntasse com as demais linguagens.
É uma linguagem simples e flexível, tanto para humanos, como para computadores. Podendo-se, por exemplo, criar tags sem haver limitações. Porém, concentra-se apenas na estrutura da informação, e não na aparência.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/XML#Caracter.C3.ADsticas_do_XML)
XHTML, ou Extensible Hypertext Markup Language é a reformulação da linguagem HTML, com base em XML. Utiliza a junção das tags de marcação HTML e as regras da XML. Este processo tem em vista a melhora da acessibilidade, a visualização de páginas da Web em vários dispositivos, como por exemplo, televisão e celulares.
O XHTML pode ser lido por qualquer dispositivo, independente da plataforma que for utilizada, o HTML, por exemplo, já não pode. Porém, entre HTML e XHTML não há muitas diferenças.