Banco de dados i - normalização
FASAM – FACULDADE SUL-AMERICANA
BANCO DE DADOS I
ANDRÉ RIBEIRO DE SOUZA
NORMALIZAÇÃO
1ª FORMA NORMAL (1FN)
2ª FORMA NORMAL (2FN)
3ª FORMA NORMAL (3FN)
LISTA DE EXERCÍCIOS NORMALIZAÇÃO
ISRAEL BUENO DIAS
BANCO DE DADOS I
GOIÂNIA
2012
NORMALIZAÇÃO
1ª FORMA NORMAL (1FN)
2ª FORMA NORMAL (2FN)
3ª FORMA NORMAL (3FN)
LISTA DE EXERCÍCIOS NORMALIZAÇÃO
TRABALHO DE PESQUISA E LISTA DE EXERCÍCIOS, PARA FINS DE COMPLEMENTAR A NOTA N1 DA MATÉRIA DE BANCO DE DADOS I DO PROFESSOR ANDRÉ RIBEIRO, NO CURSO DE BANCO DE DADOS I, 1º PERÍODO, REALIZADO NA FASAM FACULDADE SUL-AMERICANA.
GOIÂNIA
2012
RESUMO
Normalização é um processo que consiste em estruturar as tabelas e os atributos na forma mais adequada, do ponto de vista das operações a executar sobre a informação registada na base de dados, tendo em vista eliminar redundâncias desnecessárias e evitar problemas com a inserção, eliminação e actualização de dados fazendo com que eles se tornarem inconsistentes.
No entanto, muitas SGBDs relacionais não têm separação suficiente entre o projeto lógico da base de dados e a implementação física do banco de dados, e isso tem como conseqüência que as consultas feitas a um banco de dados totalmente normalizado têm um mau desempenho. Nestes casos, usa-se por vezes a desnormalização para melhorar o desempenho, com o custo de menores garantias de consistência. Obtido o esquema relacional correspondente ao documento, passa-se ao processo de normalização. Este processo baseia-se no conceito de forma normal.
Uma forma normal é uma regra que deve ser obedecida por uma tabela para que esta seja considerada “bem projetada”. Há diversas formas normais, isto é, diversas regras, cada vez mais rígidas, para verificar tabelas relacionais. No caso deste trabalho, vamos considerar