Normal assim mamae passou açucar em mim
São dito como enzimas um grupo de macromoléculas produzidas por seres vivos, predominantemente, proteica que possui um alto poder catalítico, atuando como catalisadores biológicos. Esses biocatalizadores apresentam alta atividade catalítica, ou seja, são capazes de modificar a velocidade de uma reação química, acelerando-a através da diminuição da energia de ativação do processo reacional; também possuem uma alta especificidade sobre o substrato. (SAID e PIETRO, 2004). Nas indústrias, as enzimas têm viabilizado economicamente diferentes processos tecnológicos sob condições amenas de temperatura e pressão, além de diminuir a poluição ambiental (AZEVEDO, 2004).
As enzimas são classificadas em seis principais classes: oxidorredutases, transferases, hidrolases, liases, isomerases e ligases. Cada classe é dividida em subclasses que identificam a enzima em termos mais específicos e que são representadas pelo segundo algarismo. O terceiro algarismo define com exatidão o tipo de atividade enzimática e o quarto é o número da enzima dentro da sua subclasse (FANI, 2011).
A peroxidase (POD) é do grupo das oxidoredutases, sendo capaz de catalisar um grande número de reações oxidativas em plantas usando peróxido como substrato, ou, em alguns casos, oxigênio como um aceptor de hidrogênio (CLEMENTE, 1998).
Um fator chave que afeta a velocidade das reações catalisadas por enzimas é a concentração do substrato. Michaelis e Menten propuseram uma curva que expressa a relação entre o substrato e a velocidade inicial, que pode ser representada algebricamente com a adição de um coeficiente (Km), isto tendo como base a hipótese de que a etapa limitante da velocidade em uma reação enzimática é a quebra do complexo enzima-substrato em produto e enzima livre. (LEHNINGER, 2011)
O Km é uma constante que difere de acordo com cada enzima e é equivalente a concentração de substrato na qual se obtém metade da velocidade máxima da reação. Desta forma, o Km pode ser determinado