Norma Sistema de Gestão de Residuos
NBR 15112: Resíduos da construção civil e resíduos volumosos Áreas de transbordo e triagem
Diretrizes para projeto, implantação e operação
Monitor: Felipe Luiz dos Santos Araújo
Coordenador: Francisco Augusto de Alencar
Sorocaba / SP
14/08/2014
Tipos de Resíduos
Resíduos da Construção Civil: Resíduos provenientes de construção, reformas, reparos e demolição de obras de construção civil, e os resultante da preparação e escavação dos terrenos. Tais como tijolos, blocos cerâmicos concretos em geral, solos, rochas,metais, resinas,colas, tintas madeiras e compensados, forros,argamassas,gesso, telhas, pavimento asfálticos, vidros, plásticos, tubulações e fiações elétricas, etc.Comumente chamados de entulhos de obras,caliça ou metralha.
Resíduos volumosos: Resíduos constituídos basicamente por material volumoso não removido pela prefeitura municipal, Como: móveis e equipamentos eletrodomésticos inultilizados.
Aérea de transbordo e triagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos (ATT): Área destinada ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados, eventual transformação e posterior remoção para destinação adequada, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.
Aterro de resíduos da construção civil e de resíduos inertes: Área onde são empregadas técnicas de disposição de resíduos da construção civil classe A, conforme classificação da Resolução CONAMA n° 307, e resíduos inertes no solo, visando a reservação de materiais segregados, de forma a possibilitar o uso futuro dos materiais e/ou futura utilização da área, conforme princípios de engenharia para confiná-los ao menor volume possível, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente.
Ponto de entrega de pequenos volumes: Área de transbordo e triagem de pequeno norte, destinada a entrega voluntaria de pequenas