Sequestro de Carbono
Campus do Univag/MT
RESUMO
O presente artigotrata-se das emissões do GEE, analisa as oportunidades do sequestro florestal docarbono enquanto MDL mecanismo de desenvolvimento limpo, utilizando como experiência a área florestal do campus Univag/MT.Na questão do sequestro de carbono, comparam-se os argumentos a favor e também nos mostra a baixa representatividade dos projetos florestais de MDL.Mecanismo desenvolvido e aprovado no Protocolo de Kyoto que entrou em vigor no ano de 2005.Trata-se também do marcogeral da mudança climática, onde se discutem os aspectos ecológicos sobre oaquecimento, seus impactos e a influência antropogênica. De uma forma simplificada expõe o ciclo do carbono e sua estimativa de estoque total, o sequestro de carbono e seus processos de absorção, e sequestro florestal de carbono na qual se tem uma alternativa viável para amenizar o agravamento do processo de elevação da temperatura global, pelo aumento de GEE.
Objetivou no presente artigo estimar as remoções de carbono da área de reserva florestal do Centro Universitário de várzea Grande/MT (UNIVAG) através do método indireto, com a equação alométrica formulada por Higuchi et al (1998). Com a inserção de dados coletados in loco, em área de amostragem de 300m2 chegou-se ao resultado 1,26t/CO2/ano. Quando as estimativas foram expandidas para a área total da Reserva, equivalente a 7 hectares, chegou-se a de 98,7t/ CO2 /ano.
Palavras-chave:Emissões, Carbono, Sequestro e Mecanismo de Desenvolvimento
ABSTRACT
This article comes to emissions of greenhouse gases, analyzes the opportunities of forest carbon sequestration while CDM Clean Development Mechanism , as experience using the forest area of the campus UNIVAG / MT . On the issue of carbon sequestration , we compare the arguments for and also shows us the low representation of CDM forestry projects . Mechanism developed and approved the Kyoto Protocol, which entered into