Norma ISO Square
A definição da arquitetura de normas SQuaRE teve início em 1999 e vem orientando a revisão das normas já publicadas pela ISSO, bem como a criação de novas normas que atendem aos requisitos do mercado e a evolução da engenharia de software, é uma das normas mais importantes a respeito de caracterização e medição de qualidade de produto de software.
Este modelo, que é acrônimo de Software Quality Requirements and Evaluation, foi desenvolvido pelo grupo de trabalho WG6 do subcomitê de Sistemas e Software (SC7) da
ISO/IEC. O grupo de trabalho WG6 é responsável pela elaboração de normas internacionais que tratam da especificação, medição e avaliação da qualidade de produtos de software.
O objetivo geral é melhorar e unificar os três principais processos pertinentes a qualidade de software: Especificação de requisitos; Medições de qualidade; Avaliação.
A norma SQuaRE foi construída com base nas seguintes premissas:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
Unir as normas ISO/EIC 9126 e ISO/EIC 14598 em uma única estrutura de normas;
Introduzir uma nova organização de normas;
Apresentar uma nova organização de normas;
Padronizar guias de qualidade detalhados;
Introduzir um padrão de primitivas de medição;
Normalizar os requisitos de qualidade;
Apresentar um guia prático de uso de normas com exemplos normas.
A norma SQuaRE é dividida em cinco divisões de normas:
Gerenciamento de Qualidade – os documentos desta divisão estão voltados a todos os possíveis usuários, como gerente, programadores, avaliadores, compradores. Aqui são definidos os termos utilizados em todos os demais documentos e são feitas recomendações e sugestões de caráter geral sobre como utilizar o SQuaRE.
Modelo de Qualidade – define um modelo hierárquico de características de qualidade, descrevendo o que se espera de um produto. São definidos também os conceitos de qualidade externa, interna e em uso, que permitem orientar diferentes perspectivas de avaliação.
Medição