Norma Ambiental VALEC Nº 24
Escola de Minas
Departamento de Engenharia de Minas
Norma Ambiental VALEC Nº 24 –
Proteção de reservatórios e mananciais de abastecimento de água
Andyara Duarte Pinto
Felipe Navarro Martelli
Karine Fagundes Coutinho
Ouro Preto, Julho de 2014.
O primeiro sistema de transporte que utilizou um mecanismo de carris que se movimentam por trilhos foi criado na Grécia Antiga, por volta de 600 A. C., com o uso da força de animais e dos escravos.
No início do século XVI foi desenvolvido na Alemanha um sistema de transporte formado a partir de trilhos de madeira e puxado por tração animal, que ficou conhecido como wagon ways (caminhos de vagões). Por volta do ano de 1776 os trilhos de madeira começaram a ser trocados por trilhos de ferro, o que caracterizou a rail way, ou seja, a linha férrea, termo que acabou sendo difundido mais tarde, no século XIX.
Foi no ano de 1804 que surgiu a primeira locomotiva movida com um motor a vapor, inovação criada pelo engenheiro britânico Richard Trevithick
Com mais força e velocidade, as máquinas foram substituindo os cavalos, proporcionando o aumento do número de vagões e da quantidade de carga transportada pelas composições. A partir dessa época foram ocorrendo diversas melhorias técnicas nos trilhos e nas locomotivas. As ferrovias estabeleceram uma perspectiva diferente sobre a ideia de transporte de cargas mais pesadas e por longas distâncias. Em 1812, foi inaugurada na cidade de Leeds, Inglaterra, a primeira composição locomotiva para transportar exclusivamente passageiro.
O ano de 1830 ficou marcado como o início da Era das Ferrovias, quando foi inaugurada a primeira linha férrea de longa distância para passageiros em escala comercial e com horários regulares, entre as cidades inglesas de Liverpool e Manchester
Entre o final da década de 1870 e início da década de 1880 foram desenvolvidos os primeiros sistemas