A REFORMA TRIBUTARIA
fonte : http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/136647/A-reforma-tribut%C3%A1ria-do-ICMS.htm
MARCOS CINTRA6 DE MARÇO DE 2014 ÀS 19:02
A reforma tributária vem sendo levada em banho-maria há vinte anos pelos governantes brasileiros. Nesse período, a burocracia prevaleceu
No ano passado a Fundação Getulio Vargas (FGV) iniciou uma série de seminários para discutir os impostos no Brasil. A iniciativa é extremamente oportuna, uma vez que a reforma tributária parece ter deixado de ser uma necessidade urgente no país. O tema ficou praticamente esquecido nos últimos dois anos.
A reforma tributária vem sendo levada em banho-maria há vinte anos pelos governantes brasileiros. Nesse período, a burocracia prevaleceu e os políticos se limitaram a mexer em um ou outro imposto no intuito de aumentar a arrecadação. Essas medidas isoladas tornaram a estrutura cada vez mais complexa, impuseram custos crescentes para as empresas e aprofundaram a desigualdade na distribuição do ônus entre os contribuintes.
Na gestão do presidente Lula o PT tentou passar a impressão de que ele teria feito uma reforma tributária. No entanto, em seu governo o sistema piorou. O processo de fatiamento manteve a sonegação como regra, a estrutura não foi simplificada, a burocracia continuou imperando e a incidência fiscal seguiu pesando contra a classe média.
O governo Dilma repetiu os equívocos da gestão anterior. O fatiamento continuou e o país perdeu mais uma