nordeste
O conceito e a aceitação que existe a região Nordeste é novo no Brasil conhecidos antes como do Norte, pois o pais durante o Império e a Primeira Republica era dividido em duas regiões apenas norte e sul. Na Primeira Republica houve a necessidade de dividir o país em regiões, porem cada estudioso que fazia essa divisão tinha seus próprios métodos e levava em conta fins culturais, políticos, enfim, algo de seu interesse.
Em 1941 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Estado Novo criou uma divisão oficial, que serviria para ajudar na administração. A divisão foi feita baseada nas condições naturais, geológica, relevo, hidrografia, clima e vegetação natural, para essa divisão tiveram o cuidado que fizessem com que os limites regionais coincidissem com os limites estaduais. A partir daí o nordeste assou a ser o Maranhão, Piauí, Ceara, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Em 1952 por conta das secas o Governo Federa mais uma vez reorganiza o Nordeste, agora fazendo parte também parte da bacia do São Francisco, Sergipe, Bahia e grande parte de minas gerais isto para que a comissão pudesse atua para solucionar os problemas da seca. Mais tarde com uma nova seca cria uma comissão para desenvolver a operação nordeste que seria responsável para desenvolver essa região, esta comissão então identificou que o problema da região ñ eram as secas mais sim a sua economia que comparada às a outras era muito baixa, propõem-se então a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que tinha o objetivo de planejar e orientar os investimentos que seriam feitos por órgão federais. a partir de então se origina uma nova região do Nordeste, composto agora do Maranhão, Piauí, Ceara, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, porção setentrional de Minas Gerais e o território Federal de Fernando de Noronha.
Existe uma questão regional?
Todo país que tem uma grande quantidade