NOOA
Num recipiente, com meio de cultura próprio para paramécios, introduziram-se duas populações diferentes:"'Paramaecium caudatu"' e"'Paramaecium aureli"' com números aproximadamente iguais de indivíduos das duas espécies. As populações foram contadas, diariamente, durante alguns dias.
A análise do gráfico a seguir permite concluir-se que a(s):
a) capacidade de reprodução de "P. caudatum" é muito pequena. b) população de "P. aurelia" é mais forte que a"'P. caudatum". c) população de"'P. aurelia" é predadora da população de"'P. caudatu"'.
d) duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico.
e) duas espécies são comensais.
2) (PUC - SP-2008) (…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.
“O Avanço das Algas Tóxicas” in Revista Veja, 3 de outubro de 2007
O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento do nível de oxigênio no ambiente.
d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente
e) baixa capacidade de reprodução do zooplâncton e do fitoplâncton devida ao aumento do nível de oxigênio no ambiente. 3) (UECE-2001) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave