Geodésia é a ciência que
A geodésia faz parte de um conjunto de disciplinas denominadas “ciências geodésicas”, que incluem a cartografia, a topografia, a fotogrametria, o sensoriamento remoto e a astronomia de posição.
Todas essas áreas de estudo, assim como a geodésica, auxiliam na obtenção de informações mais precisas sobre as complexas características do formato da Terra.
Os estudos e atividades pela geodésia foram de grande ajuda no desenvolvimento de incrementos no modelo catográfico, como a criação e implementação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Saiba mais sobre o significado de GPS.
Desde a Grécia Antiga, com Aristóteles, Pitágoras de Somos, Erastóstenes, entre outros, os conceitos e estudos básicos da geodésia já estavam a ser desenvolvidos, como, por exemplo, a idéia da Terra ser esférica.
Em tempos mais modernos, Isaac Newton e Carl Gauss foram outros importantes nomes dentro desta ciência, fazendo contribuições muito significativas sobre a estrutura e formato do planeta.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável em fazer o referenciamento do território nacional, através do chamado Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).
A geodésia, além de fazer parte da geociência, também é utilizada no ramo da engenharia, da matemática e da física
A geodésia e a topografia são muitas vezes confundidas entre si, pelo fato de utilizarem os mesmos equipamentos e métodos para mapear a superfície terrestre.
No entanto, a principal diferença é que a topografia se limita em estudar pequenas porções de uma superfície (até 30 km) e a geodésia mapeia grandes porções de terra.
As atividades geodésicas têm experimentado uma verdadeira revolução com o advento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A capacidade que este sistema possui de permitir a determinação de posições,