nomes
O serviço social é guiado pelas transformações no mundo do trabalho, desde as últimas décadas no sistema capitalista. O serviço social tem com um requisitante institucional à empresa, ocupando diferentes cargos nas estruturas de recursos humanos das empresas, legitimando a sua ação de acordo com os seus interesses, os serviços oferecidos pelos assistentes sociais vão atender todas as demandas das empresas. O profissional de serviço social vai tentar identificar os interesses e objetivos da instituição, buscando as condições necessárias para atender todas as demandas.
Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Fazendo uso dos fatores produtivos como trabalho, terra e capital. Mantendo a valorização do capital, produzindo assim cada vez mais a mais-valia.
A requisição da prática profissional pela empresa se dá através da produção e reprodução das relações de produção no todo da sociedade.
A instituição não vai se legitimar apenas gerenciando o processo de produção, mas sim, pelo fato de que a empresa é um dos lugares onde se articulam as relações sociais capitalistas ao mesmo tempo que se reproduzem. A empresa vai servir como uma mediadora de algumas determinações da prática do Serviço Social.
Ao tentar explicar a empresa moderna, Braverman afirma: a “empresa é uma sociedade que realiza seu trabalho através da divisão do trabalho”. (Braverman, 1981;228). O mesmo afirma que existem funções básicas que se dividem em: mercadejamento, gerência e coordenação social.
A autora Elizabete, critica Braverman por não apresentar dois pontos principais que são: á falta de meios da sociedade capitalista” e também por não exemplificar o que seria as motivações capitalistas divididas em públicas e privadas.
Para Kowarick, as “políticas sociais traduzem sempre uma tensão inteiramente contraditória