Conforto Luminoso
Conforto luminoso refere-se à resposta fisiológica do usuário. Um determinado ambiente provido de luz natural e/ou artificial produz estímulos ambientais, ou seja, certo resultado em termos de quantidade, qualidade da luz e sua distribuição, contrastes etc. A iluminação adequada é uma composição entre a intensidade luminosa da fonte, a superfície iluminada e a obliquidade dessa superfície em relação aos raios luminosos. A qualidade de iluminação do ambiente dependerá:
• De sua adequação ao tipo de atividade prevista;
• Da limitação do ofuscamento e do brilho incômodo;
• Da distribuição conveniente das luminárias no recinto;
• De um jogo equilibrado de sombras;
• De que a cor da luz se harmonize com as cores predominantes do local;
• Da eliminação do calor inconveniente das fontes de luz;
Seguem algumas regras de iluminação para ambientes de casa:
O projeto de iluminação de uma residência deve levar em conta não apenas a estética, mas a função de cada ambiente e a relação que o morador terá com ele. O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a decoração, sempre levando em conta o aspecto funcional do cômodo. É importante descobrir o tipo ideal de lâmpada para o efeito de iluminação desejado e o posicionamento ideal que ela deve ter. As características do produto devem atender às necessidades do ambiente, não o contrário.
Na cozinha, é preciso enxergar com precisão os alimentos. Por isso, o ideal para esse cômodo é utilizar lâmpadas com grande Índice de Reprodução da Cor(IRC).
Na Sala de Estar, o ambiente precisa ser agradável e aconchegante. Para ter esse efeito o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada. A iluminação focada, obtida com lâmpadas refletoras. Elas também devem ser bem distribuídas porque não distribuem a luz pelo ambiente. A melhor opção é utilizar uma iluminação mais difusa, com luminárias suspensas.
No quarto, a luz uniforme e indireta é a que dá melhor resultado. Ela pode