Nomenclatura quimica
Origem da nomenclatura. Os primeiros nomes para os compostos químicos foram criados pelos alquimistas há muito tempo, as denominações eram da seguinte forma:
Litargírio
Branco de Troyes
Vitríolo azul
Após isso surgiu um novo químico francês chamado Antoine Laurent
Lavoisier, considerado um dos maiores cientistas da química. Não demorou muito tempo Lavoisier percebeu que as nomenclaturas existentes eram muito complexas, então no ano de 1789 com a ajuda de Louis B. Guyton e Antonie F, Fourcroy, lançou um livro chamado “Tratado Elementar de Química” que marcou e revolucionou a química moderna, nele eram abordados vários temas, em um deles Lavoisier propunha uma nova nomenclatura, que era mais racional e variava de acordo com a formação dos compostos, assim podemos ver como ficou a nomenclatura após as alterações: Litargírio -> Óxido de Chumbo Branco de Troyes -> Carbonato de cálcio Vitríolo azul -> Sulfato de Cobre
Apenas em 1957 a nomenclatura voltou a ser mencionada, quando a União Internacional de Química Pura e Aplicada realizou alterações em alguns compostos, aprovando um outro tipo de nomenclatura em que é adicionado prefixos ( mono, di, tri, ...) correspondente ao número de átomos de oxigênio e do elemento central. Ex: H2SO4 poderia se chamar ácido sulfúrico ou tetroxissulfato de hidrogênio.
Nomenclatura de ácidos, bases e sais.
Ácidos: O conceito básico de um ácido foi definido por Arrhenius, conceito esse