Nomenclatura - PPD
Sem dúvidas, os termos e expressões usados livremente e sem maior cuidado, refletem a postura social relação ao tema. Fixado nisso, a ONU adotou a nomenclatura PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. Segundo "Mídia e Deficiência: Manual de Estilo" - publicação do Centro de Vida Independente(CVI) do Rio de Janeiro -, "ela caracteriza que a deficiência ESTÁ NA PESSOA, mas não é A PESSOA. A abordagem que reduz a pessoa à sua deficiência gera e reforça o preconceito". Embora este termo pode ser utilizado de maneira geral para todos que portam algum tipo de deficiência, o manual citado, preocupou-se em explicar uma a uma, as principais áreas, usando como base o documento "Portraiting People with Disabilities", da National Easter Seal Society, Chícago, E.U.A., as quais transcrevemos no quadro a seguir:
DEFICIÊNCIA SENSORIAL: se divide em VISUAL e AUDITIVA.
DEFICIÊNCIA VISUAL: Se refere a uma perda total (use CEGUEIRA) ou parcial da visão.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Se refere a uma perda total (use SURDEZ) ou parcial da audição.
DEFICIÊNCIA DA FALA: Se refere a um padrão de fala limitada ou dificultosa.
Obs: Os termos "mudo" e "surdo-mudo" são incorretos pois geralmente a dificuldade de fala, no caso dos SURDOS, é uma conseqüência da falta de audição.
DEFICIÊNCIA MENTAL: Se refere a um padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média normal.
Obs: Expressões tais como "retardado mental", "débil mental", "mongolóide", entre outras de mesmo conteúdo pejorativo, não são admitidas.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: Se refere à perda ou redução da capacidade motora. Um procedimento comum. embora equivocado, é referir-se às pessoas portadoras de deficiência em geral como "deficientes físicos", desconsiderando-se as áreas sensoriais e mental. A DEFICIÊNCIA FÍSICA engloba vários tipos de limitação motora. Os principais são os seguintes:
PARAPLEGIA: