tuberculose
1 Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos
O Sr. Carlos, 40 anos, procura atendimento na unidade de Saúde Cosme e Silva com queixa de tosse há 6 semanas, febre, perda de peso e suores noturnos. Informa que já realizou 2 consultas por causa desta tosse. Na primeira consulta, realizou RX de tórax que mostrou manchas no pulmão, sendo receitado 10 dias de amoxacilina, e o que usou sem melhora. Na segunda consulta o médico olhou o mesmo RX e confirmou que era pneumonia e trocou o antibiótico para eritromicina por mais 14 dias, que também usou sem melhora. Dra. Simone agora solicita que seu Carlos repita o RX, faça um exame de escarro para pesquisa de fungos e BAAR e um PPD e retorne o mais breve.
Termos desconhecidos
1.1 BAAR
É o exame em que se pesquisa o contato ou presença das Micobactérias patogênicas (Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae), que causam tuberculose e hanseníase.
BAAR significa Bácilo Ácido Álcool Resistente, e tem essa nomenclatura porque as Micobactérias patogênicas (Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae), são analisadas por bacterioscopia direta, através dos métodos de coloração de Ziehl-Neelsen e de Kinyoun, os quais utilizam a característica destas bactérias de possuírem paredes celulares com alto teor de lipídeos (cerca de 60%, principalmente de Ácido micólico), que quando tratadas pelo corante Fucsina fenicada, coram-se de vermelho e persistem ao descoramento subseqüente por uma solução de Álcool-ácido forte (diferenciador). É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR). As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela Fucsina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra-corante).
Os materiais que podem ser analisados são: escarro,sangue, aspirado gástrico, aspirado traqueal, biópsias, liquor e urina.
1.2 PPD
PPD é um tipo