Nomenclatura em cirurgia
Q01) Soraia, 4 anos é encaminhada ao setor de urgência e emergência do PSM com suspeita de ter ingerido veneno pra rato. Qual o procedimento cirúrgico a ser realizado? Conceitue-o.
Q02) Diferencie um transplante alogênico de um transplante singênico e cite um sinônimo para ambos.
Q03)Uma das classificações de formação dos termos empregados em técnica cirúrgica é a sufixação. Dê o significado dos sufixos centese, stomia, ectomia, tomia, rafia e tripsia, um exemplo do emprego desses sufixos em denominações de manobras cirúrgias, e o significado das mesmas.
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Q01) O preparo e a conduta da equipe cirúrgica são de grande importância no tratamento asséptico do paciente. Sendo assim, explique 4 cuidados que a equipe cirúrgica deve tomar antes do procedimento cirúrgico.
Q02) Muitos são os fatores ligados ao doente que influem na maior ou menor possibilidade de contaminação. Entre esses fatores encontram-se os ligados aos paciente (intrínsecos), como alterações metabólicas e de nutrição; e os cuidados prestados pelos responsáveis pela assistência oferecida, como o banho (extrínsecos). Em relação a este último procedimento (o banho), porquê a sua presença no dia da operação é contra-indicada?
Q03) Qual o melhor anti-séptico para a pele íntegra? Por quê? Qual sua desvantagem?
DIÉRESE, SÍNTESE E HEMOSTASIA
Q01) A .M.F., 21 anos deu entrada no PSM, após sofrer corte na região do supercílio esquerdo de aproximadamente 2 cm. Após realizar antissepsia do local afetado que instrumentos cirúrgicos o médico deve utilizar para fechar o corte?
Q02) A síntese cirúrgica é uma operação fundamental que consiste na aproximação das bordas de tecidos seccionados ou ressecados. Visa pela manutenção da contigüidade dos tecidos, facilitando as fases iniciais do processo de cicatrização, a fim de que a continuidade