Histologia
Uma característica importante dos seres pluricelulares é a divisão de trabalho que existe entre as células. No corpo humano, há mais de 200 tipos diferentes de células que cooperam entre si, garantindo a sobrevivência do organismo. Cada grupo de células, reunidas para executar uma função específica, é um tecido, objeto de estudo da histologia. Um tecido, além de células, possui a substância intercelular, fabricada pelas próprias células. Os tecidos animais são: Tecidos Epiteliais; Tecidos
Conjuntivos; Tecido Muscular; Tecidos Nervosos. As plantas também são formadas por tecidos, mas isto será objeto de estudo de outro módulo.
1- Tecidos Epiteliais
Tecido formado por células justapostas (unidas), com pouca ou nenhuma substância intercelular, podendo ser de revestimento e de secreção (glandular).
O epitélio de revestimento recobre a superfície externa do corpo e cavidades internas. Quanto ao número de camadas celulares pode ser simples (uma camada), estratificado (várias camadas) e pseudoestratificado (uma camada com células de alturas diferentes). Quanto à forma celular pode ser pavimentoso (achatado), cubóide (cúbico), colunar (prismático), de transição (forma flexível). Os principais epitélios de revestimento são: Epitélio simples pavimentoso (reveste alvéolos pulmonares e vasos sanguíneos – endotélio); Epitélio estratificado pavimentoso (pele, mucosas bucal e vaginal); Epitélio simples cubóide (reveste túbulos renais); Epitélio simples prismático (reveste o estômago e os intestinos); Epitélio estratificado prismático (reveste a uretra e membrana conjuntiva dos olhos); Epitélio pseudo-estratificado prismático (reveste o trato respiratório); Epitélio estratificado de transição (reveste a bexiga urinária).
O epitélio glandular é especializado em produzir secreções, podendo ser de três tipos: glândulas exócrinas (secreção externa), quando possuem um canal ou duto que elimina a secreção para fora do corpo ou cavidades, como