Os 10 princípios da economia
Professor da Universidade Harvard, Greg Mankiw é o responsável pela compilação dos dez princípios da economia, considerado por ele vitais na política econômica de qualquer país. Este estudo orienta-se por algumas grandes ideias: tomada de decisão individual, interações entre pessoas e funcionamento da economia. Os quatro primeiros princípios se relacionam com a tomada de decisão individual. São eles:
1º Princípio: “As pessoas enfrentam tradeoffs”
'Trade-off' é um termo usado para definir uma escolha que envolve um conflito interno, algum tipo de indecisão, seja ética ou pragmática. Ou seja, ‘’ nada é de graça’’. Para que conseguirmos algo que queremos, devemos abrir mão de alguma outra coisa de que gostamos, ou ainda necessidade de escolha, tomada de decisão.
Como exemplo, temos: Um governo, ou mesmo uma empresa ou família decide gastar sua renda em uma certa coisa, no qual abre-se mão de alguns benefícios para conseguir outros.
Um outro exemplo muito apresentado por Mankiw é o conflito de igualdade (distribuição de recursos entre todos) versus eficiência (benefícios máximos em recursos escassos), ou seja, crescimento versus equidade. Mankiw afirmava que não tem com ocorrer os dois juntos bem, ou seja, um iria contra o outro ; para aumentar o investimento na justiça social terá de ter uma sobrecarga no crescimento de produção, assim reduzindo a recompensa pelo esforço do trabalho e logo as prssoas físicas ou jurídicas produziriam menos.
2º Princípio: “O Custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para Obtê-la”
Definido por Mankiw como "custo de oportunidade", é a consequência direta do conceito de 'trade-off': conseguir algo significa sacrificar outras coisas em nome de um ganho futuro.
A tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas.
Um bom exemplo seria: Você deixa de trabalhar agora para poder investir nos estudos para que tenha um ganho futuro e melhores oportunidades.